Fava DSC01727A verdura do arvoredo vai-se carregando, as brisas já não são frescas e a secura começa a chegar. A vida e os dons de Deus brotam de todo o lado.
Terminar, nos primeiros dias, as sementeiras do milho e feijão. Apanhar ervilhas e favas e grão-de-bico mais adiantado. Continuar com a sacha, monda e rega de canteiros. Como medida preventiva contra o míldio, os tomateiros devem ser pulverizados com fungicidas orgânicos e organo-cúpricos.

A rega dos morangueiros deve ser abundante e acompanhada de adubação de cobertura - é neste mês que os morangos grandes amadurecem. Continuar com as sementeiras, como o feijão para consumir em verde. Capa-se os feijões neste mês, o que aumenta a produção.

Plantar pimentos. Colher cebolas, alhos, e aipos da sementeira de Janeiro. Colhem-se batatas e sacham-se e abarbam-se as serôdias. É o mês próprio para produzir feno, logo que a erva está em flor ou espigada. Semeiam-se ainda alfaces, em alguma sombra (mas nunca debaixo de árvores) e é importante aguá-las em tempo seco para não espigarem. Os pepinos têm de ser aguados. A couve-flor que se semeia agora produz as famosas flores no Inverno. Extrair o mel.
O jardim está na sua máxima beleza. Não descanse pois o jardineiro, preenchendo todos os recantos do jardim, distribuindo flores de toda a variedade. As mais formosas plantas ofendem a vista num jardim maltratado e cheio de ervas daninhas. Propagai todas as plantas por estacas de raiz, pelos olhos, pelas folhas, por mergulhões, por enxertos de encosto, por borbulha e por semente. Desligar os enxertos das roseiras, quando tiverem três a quatro folhas, para que não se dê o estrangulamento dos ramos, e aplicar nitrato (nitramoncal) àquelas cuja floração se quiser prolongar.
No viveiro, aproveite-se todas as ocasiões para podas prudentes. É tempo de enxertar a maior parte das plantas. Também é a estação de fazer quase todos os mergulhões, feitos a partir de rebentos novos.
Na vinha, um truque que ouvimos e que parece funcionar para afastar os pássaros: coloquem-se penas de tabacas  que aos pássaros parecem milhafres.